Líquidos e sólidos como hologramas de buracos negros

 

Horatiu Nastase (IFT-UNESP)

Diferente de gases, líquidos e sólidos têm uma estrutura interna que dificulta a mudança dos seus volumes. Esta estrutura vem de interações fortes entre seus componentes e são difíceis de descrever. Felizmente, estudos desenvolvidos nos últimos 20 anos usando a teoria de cordas trouxeram uma nova maneira de descrever o comportamento de líquidos e sólidos: a ideia de holograma, uma projeção em 2D de um espaço tridimensional, torna possível o entendimento das propriedades desses materiais usando buracos negros.

O evento é gratuito. Participe!

Visualizar o cartaz desta edição.

 

Sobre o palestrante

Possui graduação em Física pela Universidade de Bucareste (com estágio de pesquisa de tese em Niels Bohr Institute, Copenhagen, Dinamarca) (1995), doutorado em Física pela Stony Brook University, New York, EUA (2000). Foi pós-doc do Institute for Advanced Study, Princeton (2000-2002) e na Universidade Brown (2002-2006), e tenure-track Assistant Professor em Global Edge Institute, Tokyo Institute of Technology (Tokyo Tech, 2006-2009). Desde 2010 é Pesquisador do Instituto de Física Teórica (IFT) da UNESP. Tem experiência na área da física de partículas, especialmente teoria de supercordas e aplicações, inclusive para fenomenologia de partículas, materia condensada e cosmologia.

Fotos

Papos de Física - 09/11/2017

Quando

09 de Novembro, 2017, quinta-feira, entre 19h30 e 21h

Onde

O evento será no Tubaína Bar (Rua Haddock Lobo, 74) NOVO LOCAL!

 

Sobre

Papos de Física é um evento de divulgação científica idealizado pelo ICTP-SAIFR e surge como uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre assuntos instigantes e as mais recentes descobertas científicas na área de física. Com seminários curtos (15-20 min) seguido de debates, esta atividade será feita de forma descontraída e com conteúdo acessível a qualquer público.

Newsletter

Caso queira receber as novidades dos próximos eventos escreva seu e-mail abaixo.

Próximas Edições cartaz semestral

  • 9 novembro - ​Horatiu Nastase - Liquidos e solidos como hologramas de buracos negros