Tudo o que você sempre quis saber sobre planetas em torno de outras estrelas

Adriana Valio (CRAAM - Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Atualmente já são mais de 3500 planetas conhecidos em torno de outros sóis. A primeira descoberta de um planeta orbitando uma estrela como o Sol deu-se somente em 1995. Existem vários métodos diretos e indiretos de detecção, mas o mais profícuo é o método de trânsitos planetários, ou eclipse, quando o planeta passa na frente da estrela e diminui em menos de 1% o seu brilho. Este é o método utilizado pelo satélite Kepler da NASA, responsável pela descoberta de quase 2300 destes planetas. Dentre os mundos recém descobertos, vários são muito diferentes dos planetas conhecidos do Sistema Solar. Existem gigantes gasosos como Júpiter orbitando muito próximos da sua estrela, a alguns poucos centésimos da distância Terra-Sol, o que faz com que sua temperatura seja altíssima. Também foram detectados planetas do tipo Super-Terra, para os quais não há similares entre os nossos planetas. Até alguns planetas como a Terra já foram descobertos orbitando na zona habitável da estrela. Resta saber se algum deles pode abrigar vida.

Visualizar o cartaz desta edição.

O evento é gratuito. Participe!

 

Sobre o palestrante

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986), mestrado em Astronomy - University of California at Berkeley (1992), mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Phd In Astronomy - University of California at Berkeley (1995). Realizou pós-doutorados no California Instittute of Technology (Caltech - 1995-1997) e na UNICAMP (1997-1999). É liver-docente pela Universidade de São Paulo (2008). Foi presidente da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) no biênio 2012-2014, atualmente é tesoureira da SAB. É membro do corpo docente da pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, professora adjunto e coordenadora do curso de pós-graduação em Ciências e Aplicações Geoespaciais da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Física Solar, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade solar, explosões solares, atmosfera solar, planetas extrassolares, atividade estelar e manchas estelares.

Quando

04 de Abril, 2017, terça-feira, entre 19h30 e 21h

Onde

O evento será no Laundry Deluxe (Rua da Consolação, 2937)

O local está sujeito a lotação, faça sua reserva no telefone 2894-4084.

 

Sobre

Papos de Física é um evento de divulgação científica idealizado pelo ICTP-SAIFR e surge como uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre assuntos instigantes e as mais recentes descobertas científicas na área de física. Com seminários curtos (15-20 min) seguido de debates, esta atividade será feita de forma descontraída e com conteúdo acessível a qualquer público.

Newsletter

Caso queira receber as novidades dos próximos eventos escreva seu e-mail abaixo.

Próximas Edições

  • Papos de Física no PINT OF SCIENCE BRASIL 2017
    • Evolução & Sistema Cantareira 15 de maio (segunda-feira) - Marcus Aguiar (UNICAMP) & Roberto Kraenkel (IFT-UNESP)

    • Energia Nuclear & Formação dos Elementos 16 de maio (terça-feira) - Diógenes Galetti (IFT-UNESP) & Adriano Natale (IFT-UNESP)

    • Divulgação Científica & Física de Altas Energias 17 de maio (quarta-feira) - Sandra Padula (IFT-UNESP) & Sérgio Novaes (IFT/NCC-UNESP)

  • Mecânica quântica: a pior teoria, exceto todas as outras 8 de junho (quinta-feira) - João Penedones (EPFL-Lausanne, Suíça)