Informação quântica ou como tirar vantagem dos paradoxos da teoria quântica

 

Leandro Aolita (IF-UFRJ)

Nesta edição do “Papos de Física”, discutiremos os efeitos mais contra-intuitivos e surpreendentes da teoria quântica e como eles tem virado, nas últimas duas décadas, recursos potenciais para resolver problemas de processamento de informação. Conceitos fascinantes como o principio de superposição quântica, a dualidade onda-particular, emaranhamento quântico, o principio de incerteza, e teleportação quântica serão mencionados no contexto da computação e comunicação quânticas.

O evento é gratuito. Participe!

Visualizar o cartaz desta edição.

 

Sobre o palestrante

Pesquisador em Informação e Ótica Quântica. Professor Adjunto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), visiting fellow do ICTP-SAIFR, e research fellow do CNPq. Foi pós-doc na Freie Universität Berlin com a prestigiosa bolsa europeia Marie-Curie e também no ICFO em Barcelona com o prêmio espanhol Juan de la Cierva. Sua tese de doutorado, feita sob orientação do Prof. Luiz Davidovich, foi considerada a melhor tese de Física do Brasil em 2009 pela SBF.

Quando

01 de Março, 2018, quinta-feira, entre 19h30 e 21h

Onde

O evento será no Tubaína Bar (Rua Haddock Lobo, 74)

 

Sobre

Papos de Física é um evento de divulgação científica idealizado pelo ICTP-SAIFR e surge como uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre assuntos instigantes e as mais recentes descobertas científicas na área de física. Com seminários curtos (15-20 min) seguido de debates, esta atividade será feita de forma descontraída e com conteúdo acessível a qualquer público.

Newsletter

Caso queira receber as novidades dos próximos eventos escreva seu e-mail abaixo.

Próximas Edições Cartaz do primeiro semestre.

  • 5 de abril, 2018 - Ivone Albuquerque (IF-USP) - Em busca do lado escuro do Universo

  • 14-16 de maio, 2018 - Papos de Física no Pint of Science

  • 7 de junho, 2018 - Adriano Natale (IFT-UNESP) - A ciência do videogame