Astronomia de ondas gravitacionais:
O amanhecer de uma nova ciência
Riccardo Sturani
04 de agosto, das 19h30 ás 21h
Local: Laundry Deluxe – Rua da Consolação, 2937, Cerqueira César
Veja as fotos dessa edição
Entre setembro de 2015 e janeiro de 2016 o observatório LIGO efetuou duas detecções de ondas gravitacionais produzidas pela fusão de dois buracos negros. Ondulações no espaço-tempo, essas ondas viajam à velocidade da luz e nos trazem importantes informações sobre as fontes que causaram esta emissão. Marco histórico na física e astronomia, essa descoberta confirmou uma predição da teoria da relatividade geral de Einstein e deu início a um novo campo de pesquisa, a astronomia gravitacional.
SOBRE:
O Papos de Física surge como uma oportunidade para entrar em contato com temas relevantes e as mais recentes descobertas científicas na área de física. Com seminários curtos (15-20 min) seguido de debates, esta atividade será feita de forma descontraída e com conteúdo acessível ao público.
O PALESTRANTE:
Riccardo Sturani atua como pesquisador na área de Ondas Gravitacionais. É atualmente Jovem Pesquisador FAPESP no ICTP South American Institute for Fundamental Research e Instituto de Física Teórica-UNESP, além de ser membro da colaboração científica LIGO. Riccardo trabalha na modelagem e análise de dados de sinais de sistemas estelares binários coalescentes. A modelagem é particularmente importante porque as ondas gravitacionais têm interação muito fraca com a matéria, tornando necessárias, além de detetores de alto desempenho, técnicas de análises eficazes e uma modelagem teórica precisa dos sinais.
Poster