Entrepreneurship Workshop for Scientists and Engineers
Brito Cruz, diretor científico da Fapesp, participa da abertura
Por Paulo Velloso
Reunindo alunos de diversos países da América do Sul, iniciou-se nesta segunda-feira, no Câmpus de São Paulo da Unesp, o Entrepreneurship Workshop for Scientists and Engineers – ou Oficina de Empreendedorismo para Cientistas e Engenheiros. Com proposta organizada pelo braço sul-americano do Centro Internacional de Física Teórica (ICTP-SAIFR), localizada nas dependências do Instituto de Física Teórica (IFT), a oficina tem por objetivo pavimentar o longo e muitas vezes tortuoso caminho entre a ideia e o mercado. “Durante uma semana vamos trabalhar, de forma intensiva, sobre os métodos e ferramentas que possibilitam que uma tese vire um negócio”, resume o químico Rodrigo Marques, do Instituto de Química da Unesp, câmpus de Araraquara, um dos organizadores do evento.
Vindos da Guatemala, Costa Rica, Argentina e Colômbia, além de um contingente brasileiro, os cerca de 60 participantes serão, depois das noções teóricas iniciais, divididos em grupos multidisciplinares de oito alunos. “Na sexta-feira, finalmente, terão que simular representantes de uma empresa à procura de investidor para a sua ideia, e terão dez minutos para isso”, explica Marques. “Ao final, será premiado o melhor trabalho, como forma saudável de estimular a competitividade”.
Para Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo –, que palestrou na abertura dos trabalhos, iniciativas como essa são da maior importância. “Discutir desafios e mostrar oportunidades é o caminho correto para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no Estado de São Paulo”, disse. “O Estado tem evoluído muito, e rapidamente, e existem oportunidades que ainda não foram percebidas”.
Em sua palestra, Brito Cruz destacou ainda a pujança do Programa de Financiamento à Pesquisa em Pequenas Empresas. “Já aprovamos, este ano, mais projetos do que em todos os anos anteriores”, afirmou. “E isso significa oportunidades para os estudantes, para os professores, para os técnicos da Unesp e para as pequenas empresas relacionadas com eles”.
Fonte: http://www.unesp.br/portal#!/noticia/23958/entrepreneurship-workshop-for-scientists-and-engineers/