ICTP-SAIFR anuncia ganhadores de prêmio em Gravidade Clássica em 2023

Written by Felipe Saldanha on August 24th, 2023. Posted in Blog do ICTP-SAIFR

Teses agraciadas abordam Princípio Copernicano, teorias alternativas de gravidade e detectores de ondas gravitacionais

Por Felipe Saldanha

David Camarena (no púlpito), autor da tese vencedora, recebeu certificado da premiação durante evento internacional em São Paulo (Foto: Thiago Codinhoto)

 

Foram anunciados os ganhadores da edição de 2023 do ICTP-SAIFR Prize in Classical Gravity and Applications, prêmio que reconhece pesquisas de teses de doutorado destacadas que promovem avanços na área de Gravidade Clássica e suas aplicações em Física de Ondas Gravitacionais, Astrofísica e Cosmologia.

O vencedor é David Camarena, doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em 2022. Atualmente, ele é pesquisador de pós-doutorado na Universidade do Novo México (EUA). Sua tese propõe expandir as fronteiras da Cosmologia moderna para além do Princípio Copernicano, o qual presume que a Terra não ocupa lugar especial no universo. A pesquisa busca testar observacionalmente esse princípio e prever como futuros levantamentos astronômicos poderão detectar possíveis violações a ele.

O prêmio concedeu também menções honrosas. Guilherme Brando de Oliveira, doutor pelo PPGCosmo da Ufes em 2022 e pesquisador de pós-doutorado do Instituto Max Planck de Física Gravitacional (Alemanha), foi um dos agraciados. Em sua pesquisa doutoral, ele investigou teorias alternativas de gravidade para além do Modelo Padrão da Cosmologia, com o uso de ferramentas de matemática linear e não linear. Outro a receber menção honrosa foi Luís Felipe Longo Micchi, doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do ABC em 2023 e assistente científico na Universidade Friedrich Schiller em Jena (Alemanha). Na tese, ele estuda dois tipos de fontes da terceira geração de detectores diretos de ondas gravitacionais, provenientes de buracos negros e estrelas de nêutrons.

O prêmio incluiu o convite para participar de um programa internacional sobre ondas gravitacionais que acontece neste mês de agosto em São Paulo, durante o qual as pesquisas premiadas foram apresentadas. Para David Camarena, o prêmio e a participação no evento impactaram de maneira abrangente o desenvolvimento de sua carreira e pesquisa. “No curto prazo, ampliou a visibilidade do meu trabalho, permitindo interações com destacados pesquisadores no campo da gravitação e suas aplicações, além de fortalecer as conexões com colaboradores de instituições brasileiras. No longo prazo, acredito que esse reconhecimento aumentará ainda mais o valor da minha pesquisa, abrindo portas para novas oportunidades nesta área”, destaca o pesquisador.

Na mesma linha, Luís Felipe Micchi acredita que a menção honrosa o ajuda a ganhar visibilidade internacional. “No mundo acadêmico, essa visibilidade é extremamente importante, uma vez que as colaborações em investigação são essenciais para a consolidação de uma carreira de sucesso. Em nível pessoal, acredito que esse prêmio ajuda (ex-)estudantes de pós-graduação, como eu, a ganhar autoconfiança no seu trabalho e a lidar com a síndrome do impostor que aflige muitos desses estudantes”, afirma.

Sobre o prêmio

O ICTP-SAIFR Prize in Classical Gravity and Applications recebe nomeações de teses doutorais de qualquer país da América Latina, normalmente feitas pelo orientador do trabalho. Os candidatos precisam ter defendido não mais de 18 meses antes do prazo de indicação. Cada autor pode ser nomeado apenas uma vez, mas os candidatos que não forem aprovados serão reconsiderados no ano seguinte.

Os nomeados são avaliados por um comitê internacional, que neste ano incluiu Vitor Cardoso, da Universidade de Lisboa (Portugal); Rodrigo Fernandez, da Universidade de Alberta (Canadá); Walter Goldberger, da Universidade Yale (EUA); Gabriela Gonzalez, da Universidade do Estado da Louisiana (EUA); e Luis Lehner, do Instituto Perimeter (Canadá).

O vencedor recebe R$ 1.000 e, junto aos agraciados com menção honrosa, certificado e convite para palestrar em um evento anual do ICTP-SAIFR, com todas as despesas pagas. Os vencedores das edições anteriores e mais informações sobre o prêmio estão disponíveis no site ictp-saifr.org/gravityprize. A previsão é que as inscrições para a próxima edição sejam abertas no início de 2024, com prazo para submissão até 30 de abril.

Felipe Saldanha é jornalista de ciência do ICTP-SAIFR com bolsa Fapesp.

Tags: ,