Professora do IFT-Unesp recebe prêmio internacional na área de Ciência das Redes Complexas
Hilda Cerdeira foi homenageada em conferência latino-americana
Por Felipe Saldanha
A professora Hilda Alicia Cerdeira, do Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, recebeu um prêmio internacional em reconhecimento ao seu trabalho na área de Ciência das Redes Complexas e Sistemas Não Lineares. O LANET Award 2022 foi concedido à docente no dia 22 de agosto de 2023, durante a terceira edição da Conferência Latino-Americana de Redes Complexas (LANET), realizada em Cusco (Peru).
O diploma entregue à professora enfatiza “suas inestimáveis contribuições à Análise de Sistemas Dinâmicos Não Lineares e Redes por toda a região da América Latina”. Trata-se de um campo que descreve redes complexas e, como explica Hilda Cerdeira, possui inúmeros objetos de estudo, como redes elétricas, a internet, agrupamentos de seres vivos, movimentos de aviões e jogos de futebol. “Uma rede é um conjunto de nós e conexões e estas últimas não são necessariamente uma coisa física, mas podem ser simplesmente uma interação que você pode descrever matematicamente”, afirma.
A premiação também destacou “sua incansável dedicação em promover a educação e o empoderamento de jovens pesquisadores na área”. A docente conta que, já há algumas décadas, tem se dedicado a colaborar com físicos da América Latina, África e Ásia, promovendo aproximações entre eles. A atuação direcionada a cientistas de nações em desenvolvimento, inclusive, já havia garantido a ela o prêmio Espírito de Abdus Salam de 2021, concedido pelo Centro Internacional de Física Teórica (ICTP), na Itália. “Como eu tenho feito durante muito tempo esse tipo de trabalho, parece que tenho tocado muitas pessoas”, reconhece.
Argentina naturalizada brasileira, Hilda Cerdeira é doutora pela Universidade Brown (EUA), fez pós-doutorado na Alemanha e trabalhou na Universidade Estadual de Campinas e no ICTP da Itália, antes de se tornar professora do IFT. Ela integrou o comitê consultivo da revista Physics Today e é revisora de diversos periódicos da área. Também é sócia fundadora de uma startup, na qual aplica na área da saúde o resultado de suas pesquisas sobre redes.
Ao longo dos últimos anos, a docente co-organizou uma série de escolas sobre sistemas dinâmicos não lineares junto ao ICTP-SAIFR, centro internacional sediado no IFT-Unesp, que abordaram aspectos diversos como ótica e nanofotônica, redes complexas e neurociência, análise de séries temporais, complexidade socioeconômica, teoria da informação e aprendizado de máquina, além de uma escola iniciada em agosto sobre caos quântico.
Criada em 2017, a LANET tem o objetivo de proporcionar um fórum estável e periódico para reunir todos os cientistas que de alguma forma estejam relacionados com os estudos em Ciência das Redes na América Latina, estimulando a formação de grupos interessados na área e ajudando a estabelecê-la como uma disciplina nas universidades e instituições de pesquisa latino-americanas.
Felipe Saldanha é jornalista de ciência do ICTP-SAIFR com bolsa Fapesp.